fbpx

A influência do Promotor na formação de líderes com visão missionária!

“Se você quer resultados para dez anos, plante projetos. Se quer para cem anos, plante líderes estratégicos.”8

Esta frase do Pr. Josué Campanhã nos leva a refletir sobre a responsabilidade do promotor de missões na formação de líderes com visão missionária! Muitas vezes temos a impressão que o promotor é um “fazedor” de campanhas, mas nossa missão vai muito além! As campanhas, sem dúvida, são as maiores oportunidade que temos, mas Deus nos chamou para “ficar em nossas igrejas” para influenciar toda uma geração. Está em nossas mãos a responsabilidade de influenciar e formar líderes com visão missionária, que se envolvam na missão de Deus: buscar e salvar o homem perdido, aqui e lá nos campos missionários!

Formar líderes não é fácil e requer algumas atitudes que não são naturais aos seres humanos. Por isso, o trabalho de mobilização não é técnico, mas espiritual, e somente um servo que vive diariamente em busca de uma completa rendição do seu “eu”, consegue formar líderes com visão missionária com excelência!

Vamos refletir em três características de um líder que deseja formar líderes:

  1. Não precisa aparecer!

Esta é a uma característica que vai contra nossa tendência humana. Naturalmente, temos a necessidade de aparecer e mostrar serviço. Todo ser humano deseja ser visto, valorizado e reconhecido! Mas, uma das principais maneiras de saber se de fato estamos formando líderes, é quando eles estão aparecendo mais do que nós! Quanto mais eu preciso aparecer, menos líderes estou formando! Automaticamente, quanto menos eu apareço, mais estou cumprindo meu papel de formar líderes! O grande problema é que, humanamente, todos temos dificuldade de renunciar aos holofotes. Por isso, a questão é muito mais espiritual do que técnica! Precisamos investir nas pessoas, transmitir nossa visão, capacitá-los e deixá-los fazer, soltá-los! Acredite no potencial das pessoas e deixe-as aparecer! Esta é uma característica dos grandes líderes!

  1. Não tem medo de errar!

Deus levanta líderes das mais diversas personalidades, temperamentos, posições sociais e escolaridade. Quem está no controle de tudo isto é o Senhor e não nós! Nossa ideia de um líder ideal nem sempre está correta. Deus chama e usa quem quer. Todos temos limitações e mesmo assim, Deus tem nos usado como promotores. Da mesma forma, Ele também tem chamado e continuará chamando outros. Avaliar se as pessoas têm ou não capacidade não é nossa função. Por isso, não podemos ter medo de errar! Deus está levantando pessoas em sua igreja! Invista, treine, capacite, ande junto, transmita a visão, contagie com o “Bichinho Missionário”, forme líderes, acredite no potencial das pessoas, pois se Deus as chamou, Ele mesmo as capacitará, mesmo com todas suas limitações, como tem feito conosco.

Alguns despontarão em pouco tempo, outros você terá que andar junto mais tempo, mas invista nas pessoas! Outra dica muito importante é: “Aproveite o brilho nos olhos, a paixão, o desejo de trabalhar! Não perca esse ânimo!” Muitas vezes os líderes são os culpados pelo desânimo das pessoas, pois não sabem aproveitar as oportunidades. Encontram tantos obstáculos que até os mais animados perdem a paixão! 

Todos que treinarmos serão grandes líderes? Provavelmente não, mas o bom líder não tem medo de errar. Ele sabe que, certamente, uma hora vai se decepcionar, e quando isso acontecer, ele não perderá a motivação e o ânimo. Errar faz parte da formação de líderes! Nem todos que investirmos e acreditarmos, serão grandes líderes. Isso é natural! Mas, é acreditando e investindo nas pessoas que surgem os grandes líderes! 

O verdadeiro líder é aquele que, quando seu liderado acerta, parabeniza, celebra e dá a ele toda a responsabilidade por sua vitória. Quando ele erra, o abraça, diz que está tudo bem e toma para si a responsabilidade do erro. Mas, será que quando nosso liderado erra a culpa é sempre nossa? Não, nem sempre! Talvez o erro seja da pessoa que não fez como deveria fazer, ou o brilho nos olhos era apenas “fogo de palha”, mas formar líderes visionários é demorado, pois é “um a um” mesmo! Mas, por que devemos sempre tomar para nós o erro dos nossos liderados? Porque um líder é responsável por todo sucesso e também por todas as falhas de sua equipe. Por isso, ele deve estar disposto, tanto para creditar o sucesso a eles, como para assumir a culpa quando algo não vai bem. Se seus liderados o virem apontando o dedo e culpando outras pessoas, eles perderão o respeito por você. A lição disto tudo é aceitar o erro e aprender com ele! Formar líderes é não ter medo de errar!

  1. Ensina com a vida!

Quando temos uma visão, vivemos e respiramos isso! Nossa influência é natural e até sem perceber, envolvemos as pessoas no nosso sonho! O mundo ao nosso redor muda! As pessoas começam a pensar como a gente, fazer como a gente, falar como a gente! E então, chega um dia que observamos algo muito interessante! Nossos liderados começam a nos falar desta visão com brilho nos olhos, muitas vezes sem nem perceber que tudo isso começou por influência nossa! Que coisa! Talvez essa seja a forma mais linda de formar um líder: vida na vida! Que sensacional! Quanto menos aparecemos, mais formamos líderes! Quanto mais vivemos, mais formamos líderes!

Portanto, para o formador de líderes, não importa quem ensinou, o importante é aprender!

O verdadeiro líder não espera aplausos e medalhas por influenciar pessoas, por formar líderes ou por transmitir uma visão! Seu coração apenas quase explode de alegria quando um líder que ele formou, fala com brilho nos olhos da visão que Deus colocou em seu coração, mesmo sem perceber que aprendeu com ele!

“A humildade do evangelho mata a necessidade que tenho de pensar em mim. Essa é a liberdade que vem do auto esquecimento. É o descanso bendito que somente o auto esquecimento nos oferece.” Tim Keller

O movimento missionário é de Deus! Só chegaremos a toda nossa geração e alcançaremos o Brasil e o mundo se estivermos todos alinhados na mesma visão! Precisamos formar líderes que sejam, a começar em nós, servos humildes, que busquem cada dia aparecer menos e viver mais, para que Cristo cresça, e toda honra, glória e louvor sejam dados única e exclusivamente a Ele!

Silvana S. P. Martines – Coordenadora da Mobilização Voluntária

0 resposta

  1. Que Deus nos abençoe com capacitação e amor pelos liderados . Mesmo que não o buscamos, eles estão lá.
    Somos vistos e muitas vezes imitados por apreciadores de todas as idades.
    – Certa vez em uma classe de Juniores, tinha uma criança de 4 anos brincando no cantinho da sala.
    Perguntei a turma: \”Quem inventou Missões? \” De onde ela estava, levantou a cabeças e antes de todos respondeu – \” foi você\” Todos rimos e ela afirmou \”foi sim\” e recitou o tema de Missões Nacionais daquele ano. Hoje está 12 anos e não esqueço de orar por essa criança.

    1. Que coisa mais lindo Anazilda! Glória a Deus por isso! Que todos mobilizadores sintam o desejo de serem influenciadores de uma geração! Deus abençoe!

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester