Quando fazemos apoteoses nos cultos missionários, a Igreja fica impactada! Leia mais sobre isso no Post: https://missoesnacionais.org.br/blog/apoteoses-de-abertura-e-encerramento-de-missoes-nacionais-2022/

Aqui você encontra tudo para realizar em sua igreja a apoteose de abertura de Missões Nacionais 2022, proposta no material da campanha. Esse ano há um diferencial das apoteoses do ano passado. A apoteose de encerramento é continuação da apoteose de abertura. Você tem a opção de não fazer a apoteose de encerramento, mas lendo o conteúdo, imagino que desejará fazer, pois é uma encenação simples, curta, divertida e fechará com chave de ouro a campanha em sua igreja!

Boa Apoteose!!

Apoteose de Abertura da Campanha de Missões Nacionais 2022

“Brasil, Só Jesus Cristo Salva!”

Participantes:

  • Brasil – roupa com uma, duas ou três cores da bandeira do Brasil ou roupa branca, com uma faixa verde e amarela. Decorar o texto.
  • Norte – vestido como ribeirinho, com vara de pescar, chapéu, e etc.
  • Sudeste – roupa de operário, ou roupa social, carregando pasta de documentos, etc.
  • Nordeste – vestido rodado, lenço na cabeça, chinelo ou calça e camisa bem simples, botina, chapéu de palha ou sertanejo e etc.
  • Centro-Oeste – roupa de pião, berrante, bota e etc.
  • Sul – bombacho, ou camisa, lenço, chapéu, bota, com chimarrão nas mãos e etc.
  • Voz oculta 1
  • Voz oculta 2
  • Igreja – Vestida com uma camiseta da campanha ou amarela Jesus Transforma. Pessoa bem expressiva que fale com muita vibração, entusiasmo e otimismo. Decorar o texto.
  • Pessoas na Congregação – Combinar antes com algumas pessoas para participar na congregação da parte final da apoteose.

Veja mais sugestões de roupas típicas. Se adapte conforme a sua realidade! O importante é de alguma forma caracterizar a região.

As falas das regiões são lidas por duas vozes ocultas. Caso a região seja caracterizada por mulher, use a voz oculta feminina, se for homem, masculina. Caso todas as regiões sejam caracterizadas por pessoas do mesmo sexo, pode usar só uma voz oculta.

Se preferir não usar voz oculta, cada região pode falar a sua parte com seu sotaque característico. É importante decorar bem por causa da ordem das fotos nos slides.

Procure fazer a outra apoteose preparada para o culto de encerramento da campanha. Nossa sugestão é que nesta apoteose de abertura, as regiões estejam mais sérias e sóbrias diante das dificuldades e problemas que passam. Já a apoteose de encerramento é uma continuação desta, e lá as regiões estão felizes por tudo o Deus tem feito através de sua igreja. É uma peça mais curta, divertida e cada região deve falar com o seu sotaque característico.

Cada igreja deve adaptar essa apoteose para sua realidade, tempo disponível, número de participantes e gosto. Fique à vontade para usar as partes que desejar e fazer as mudanças que achar necessário!

Segue abaixo os arquivos para baixar:

Apoteose “Brasil, Só Jesus Cristo Salva!

  • Fundo Musical

(Começa a música bem alto. O Brasil entra e se posiciona no centro do palco. Baixar o volume para o Brasil começar a falar. Deixe a música baixinho durante a narração. Sempre, após sua fala, o Brasil sai do centro e fica do lado, no palco. Após cada região falar, volta ao centro. As partes sublinhadas são referentes ao número do Slide que deve ser passado neste momento da fala.)

  • BRASIL: #1 – Eu sou o Brasil, e hoje é um dia muito especial, pois vou receber minhas regiões para saber como andam as coisas por todo o meu território, especialmente após esses anos de pandemia! #2 – Estou esperançoso, afinal sou um país cheio de riquezas naturais e paisagens belíssimas. Não tenho terremotos e meu povo é talentoso e trabalhador. Espero um futuro maravilhoso! #3 – Que entre a primeira região!

(Aumenta o volume da música enquanto o Norte entra. Abaixar o volume para começar a leitura ou a fala. Fica no centro do palco e sai no final para o lugar pré-estabelecido no palco.)

  • NORTE (Voz Oculta): #4 – Olá Brasil! Eu sou o Norte! Sou a maior região do Brasil em termos de extensão territorial e a que concentra a maior biodiversidade, graças à existência da Floresta Amazônica. #5 – Mesmo em meio à pandemia que provocou a redução da atividade econômica em todo país, a minha região registrou um desempenho positivo, em especial por causa da produção de grãos e desempenho do comércio(1). #6 – Mas, continuo com muita preocupação com a imensa população que vive às margens de meus milhares de rios e igarapés. Mais de 35 mil comunidades ribeirinhas, onde há muita carência. Milhares de crianças! Minha região deveria ter muita fartura, mas aqui há uma grande ausência de assistência social, médica e odontológica! Minha situação não é boa, Brasil!
  • BRASIL: #7 – Sim, a notícia que milhares ainda vivem em isolamento e sem assistência não é boa! Que tristeza! Certamente muitas crianças! (Demonstra tristeza!) Obrigado Norte! Vamos para o Sudeste, quem sabe as notícias sejam boas! #8 – Que entre o Sudeste!

(Aumenta a música, o Norte sai para o lugar pré-estabelecido no palco e entra o Sudeste)

  • SUDESTE (Voz Oculta): Olá, Brasil querido! Trago o relatório da região Sudeste. #9 – Economicamente sou a região mais desenvolvida do Brasil. Tenho as maiores cidades, famosas pelo ritmo de vida, mas com sérios problemas de desemprego, violência, saúde, educação, transporte e moradia. #10 – A pandemia causou grande impacto em minha região por ser a mais ligada à indústria e comércio(2).  Aqui as pessoas vivem inseguras. A desigualdade social é imensa! #11 – As drogas estão por todos os meus cantos, e mesmo crianças estão se perdendo nos vícios! Preciso de ajuda para melhorar minha situação, Brasil!
  • BRASIL: (demonstrando muito descontentamento) #12 – Meu povo da região Sudeste tem sofrido muito. As famílias estão se perdendo na correria do dia a dia! Que tristeza! Quantos perdidos nas drogas! (demonstra tristeza) Obrigado Sudeste! Acho que vou para o Nordeste! Lá tem aquelas praias maravilhosas e… esse meu povo é animado, … tenho certeza que as notícias serão boas! #13 – Nordeste, apresente-se!

(Aumenta a música, o Sudeste sai para o lugar pré-estabelecido no palco e entra o Nordeste)

  • NORDESTE (Voz Oculta): #14 – Olá, Brasil! Eu tenho muitos contrastes. Sou terra do povo amável, cidades lindas, com um belo litoral, e tenho meu sertão, de um povo forte, mas que sofre muito, marcado pela seca, fome e pobreza, problema que aumentou devido a pandemia! #15 – Também concentro o maior número de Quilombolas do país. Meu povo anda confuso em suas expressões religiosas. #16 –  Há uma mistura de catolicismo com umbanda, devoção ao Padre Cícera e São Francisco de Assis. #17 – A minha maior dificuldade é a pobreza que gera muitos problemas sociais. Nestes locais há pouca assistência social, médica e odontológica, especialmente nas mais de 6 mil comunidades sertanejas, grande parte, isolada. A fome aumentou nestes últimos anos! Muitas crianças que só se alimentavam na escola, não tiveram mais aulas devido a pandemia(3). Não sei mais o que fazer, querido Brasil!
  • BRASIL: #18 – Que triste relatório! Meu coração está sangrando! Meu povo está sofrendo! (Para um pouco e demonstra um choro). Obrigado Nordeste! Vou para o Centro-Oeste! Quem sabe ali com o poder político… talvez as coisas estejam melhores! #19 – Centro-Oeste, dê seu relatório!

(Aumenta a música, o Nordeste sai para o lugar pré-estabelecido no palco e entra o Centro-Oeste)

  • CENTRO-OESTE (Voz Oculta): #20 – Olá, Brasil! Graças a grande participação do agronegócio e a minha estrutura industrial, o impacto da pandemia foi menos severo aqui (4). (Brasil se alegra com a boa notícia) #21 – Porém, sofro na época do verão com constantes inundações. Sou um paraíso ecológico para os turistas, tanto daqui, como das regiões amigas, mas para o meu povo pantaneiro, as distâncias e o difícil acesso trazem isolamento e solidão. #22 – Também tenho milhares de comunidades ribeirinhas no pantanal, vivendo sem assistência social, médica e odontológica! Preciso de ajuda, Brasil!
  • BRASIL: #23 – Eu não acredito! Eu, um país tão lindo, tão jovem perto de outros colegas países, ouvindo todas estas coisas acontecendo no meu território! O que há de errado? #24 – Bem, que entre a região Sul.

(Aumenta a música, o Centro-Oeste sai para o lugar pré-estabelecido no palco e entra o Sul)

  • SUL (Voz Oculta): #25 – Olá, Brasil! Muitos acham que eu tenho a realidade diferente das outras regiões, no que diz respeito à situação econômica, mas também tenho muitos problemas e meu povo passa por muitas aflições! #26 – Em apenas três meses de Pandemia eu perdi mais de 314 mil empregos (5) ,  Aqui, há um individualismo muito grande, as pessoas são muito fechadas em seus próprios interesses e isso, involuntariamente, causa um grande vazio em minha população. #27 – No campo religioso grande parte da população é católica sincretista, envolvida com espiritismo, umbanda e candomblé. #28 – Aqui tenho o maior índice de suicídio do país! Brasil, meu povo é muito infeliz! (Demonstra muita tristeza)
  • BRASIL: (Andando pelo palco, demostrando preocupação) #29 – Obrigado Sul! (Sul se retira para o mesmo local do palco das outras regiões) Estas são as minhas regiões. Que tristeza! Eu estava tão orgulhoso das minhas dimensões, da minha fauna e flora, das paisagens maravilhosas, da mistura de raças… e o que ouço? Só sofrimento, fome, miséria… quanta tristeza! Não há mais esperança! (Para e fica pensativo).
  • Voz Oculta 1 e 2 (em uníssono) ou a Igreja: Brasil, não desanime! Ouça o que temos a lhe dizer… Ouça esta mensagem com atenção!

Música: “Brasil” (De João Alexandre) – Solo ou use o vídeo ou áudio cantado.

  • Disponibilizaremos em breve o vídeo deste Playback feito exclusivamente para a Apoteose.

Quem não tiver solista, use o vídeo:

Caso queira usar apenas o áudio é só baixar. Se desejar, o Ministério de Coreografia pode participar neste momento enquanto o solista canta ou é passado o vídeo.

(Fundo MusicalDeixar tocando baixinho o Playback Piano disponível acima para download)

BRASIL: Que linda mensagem! Mas, sou tão grande, um gigante e com tantos problemas! (fica triste novamente)

(A igreja se levanta falando alto do meio da Congregação. Ao chegar no palco, enquanto fala, traz as regiões para perto do Brasil, no centro)

  •  IGREJA: Brasil, espera! #30 – Existe uma esperança! Existe salvação! Há um povo que te ama! Sim, eu te amo! Eu sou a Igreja de Cristo, o povo de Deus, e sei onde encontrar a salvação! Só Jesus Cristo Salva! #31- Estou disposta a repartir o amor Jesus nas casas, nas ruas, nos rios, nas cidades grandes e pequenas, entre os índios, entre os que sofrem, os abandonados nas ruas, as crianças, os excluídos da sociedade! Vou aos presídios, aos doentes, vou vestir aqueles que têm frio, dividir o pão com o faminto! Todo o Brasil pode ser transformado e encontrar a verdadeira felicidade em Jesus. Eu estou espalhada por todas as regiões com centenas de radicais plantando igrejas, formando líderes, compartilhando o amor de Jesus. #32 – Eu estou na Amazônia e no Sertão com o Novo Sorriso cuidando de milhares de pessoas através do barco O Missionário e da Carreta do Sertão! #33 – Eu estive presente durante a pandemia e levei milhares de cestas básicas para o povo! #34 – Eu estou também entre os surdos, que são tantos! Estou nas grandes cidades levando esperança e salvação através dos Radicais Metropolitanos! Ahh.. eu estou entre os indígenas levando salvação e a palavra de Deus em seu idioma! Estou chegando em milhares de crianças com o Viver Escola. Estou entre os universitários! E vou até em lugares que ninguém quer ir! Sim, estou nas Cracolândias, nas ruas, amando e resgatando milhares de pessoas que não existem para a sociedade, mas eu estou lá através das Cristolândias! Estou nos presídios, onde ninguém quer ir! Estou no Pantanal, no Cerrado, nos hospitais! Estou no Sul e, só em 2021, cheguei em 11 cidades diferentes! E sabe Brasil, eu estou espalhada por todo o seu território. Estou em mais de 13 mil lugares, em todos estados e regiões, proclamando que: #35 – Só Jesus Cristo salva!
  • BRASIL – Ahh…Igreja, o meu coração se encheu de esperança! (As demais regiões concordam e dizem que sentem o mesmo).
  • IGREJA – Sim, há esperança! A minha missão é compartilhar para o Brasil e o mundo que Só Jesus Cristo salva. Por isso, eu me dedico no primeiro semestre para que esta verdade chegue em todo mundo e no segundo semestre para que esta verdade chegue em todo Brasil!

(As duas próximas falas só devem ser usadas se for fazer a apoteose de encerramento da campanha. A sugestão para o encerramento é bem mais curta e descontraída. Vale a pena fazer!)

  • BRASIL – Que coisa linda! (pensativa) Igreja…? Você poderia voltar para me dar um relatório de como foram essas campanhas?
  • IGREJA – Claro, Brasil! Certamente voltarei para contar tudo o que aconteceu! Será uma honra compartilhar o que Deus está fazendo através de mim, a sua igreja!

  • BRASIL – Então, agora você está trabalhando por mim?
  • IGREJA – Sim, estou!! Eu estou em uma grande campanha de Evangelização, compartilhando o amor de Deus com meus vizinhos, amigos, parentes, fazendo estudos bíblicos, discipulando e espalhando para todos ao meu redor a salvação em Jesus. E, ao mesmo tempo estou engajada em uma grande campanha missionária para que esta verdade chegue em todos os cantos do Brasil, pois há muitos ainda que precisam conhecer a verdadeira esperança que está em Jesus Cristo!
  • BRASIL – Como estou feliz! Obrigado igreja! Nunca me abandone, pois a minha esperança está em você, pois quando o meu povo te encontrar, achará a Cristo! A minha realidade pode mudar se você espalhar esta verdade onde estiver e ao mesmo tempo sustentar a obra missionária! Eu preciso de você! E…onde mais está a igreja de Cristo?

(Combinar previamente com várias pessoas que estarão na congregação para ficarem em pé e responderem bem alto, um a um, junto com a Igreja no palco: AQUI! AQUI! AQUI!  Todos vão permanecendo em pé na congregação. Os que já estão em pé começam a chamar os que ainda estão sentados para se levantar e dizer: Aqui! Aqui! Repetem até toda congregação se levantar dizendo: Aqui! Então, o Brasil pede que se calem e diz:)

  • BRASIL – Há esperança! O Brasil será transformado se todos ouvirem que:
  • TODOS: SÓ JESUS CRISTO SALVA! (Em uníssono, o Brasil, as regiões, a igreja e todos que se levantaram na congregação)
  • BRASIL – Repitam!!! (Chamando toda a congregação para dizer:)
  • TODOS: SÓ JESUS CRISTO SALVA!
  • BRASIL – Mais uma vez, com toda a sua força…
  • TODOS: SÓ JESUS CRISTO SALVA!
  • Começar imediatamente o Hino Oficial da Campanha – (Logo Disponível para download)

Durante o hino as regiões entregam para a congregação um marcador de livro com os pedidos de oração de sua região, para que durante a campanha toda igreja esteja orando especificamente por uma região. Podem também entregar os papéis do Alvo Pessoal. (Ambos disponíveis para download no Blog)

Silvana S. P. Martines e Olga Colomietz dos S. Pereira

Referências:

1 – https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-03/em-meio-pandemia-atividade-economica-cresce-no-norte-e-centro-oeste

2 – https://economia.ig.com.br/2020-04-30/sul-e-sudeste-sofrem-mais-com-crise-da-pandemia-que-outras-regioes.html

3 – https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2021/04/seca-fome-e-miseria-no-sertao-nordestino-na-pandemia-lembram-anos-90.shtml

4 – https://economia.ig.com.br/2020-04-30/sul-e-sudeste-sofrem-mais-com-crise-da-pandemia-que-outras-regioes.html

5 – https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/efeitos-da-pandemia-regiao-sul-perde-314-mil-empregos-em-tres-meses

Compartilhe nas redes sociais:
APOTEOSE DE ABERTURA DA CAMPANHA 2022
Classificado como:        

5 ideias sobre “APOTEOSE DE ABERTURA DA CAMPANHA 2022

  • 10/08/2022 em 16:50
    Permalink

    Ótima ideia. Obrigada

    Resposta
  • 10/08/2022 em 16:52
    Permalink

    Agradeço a motivação dada a nós promotores.
    Que o Senhor continue abençoando vocês

    Resposta
  • 13/08/2022 em 16:03
    Permalink

    Gostei muito. Desde que vi no acampamento de promotores.
    Irei fazer na igreja. Parabéns por seu trabalho. Deus te abençoe sempre e sua família.

    Resposta
    • 15/08/2022 em 10:35
      Permalink

      Amém! Deus abençoe seu ministério! Beijos

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *