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ARTIGOS

Planejando uma Campanha Missionária

Há alguns anos, um Promotor de Missões iniciava a Campanha Missionária na igreja local. Ele reuniu a equipe e, juntos, definiram o alvo e as estratégias que fariam para alcançá-lo. A primeira ação foi estimular que os irmãos firmassem compromisso de intenção dos alvos pessoais. Todos receberam um pedaço de papel onde anotaram o valor, sem se identificar, e colocaram numa urna. Com a apuração dos valores, perceberam que a soma era muito maior do que o alvo final estabelecido na reunião de planejamento. Diante disso, refizeram tudo o que foi planejado e aquela foi uma campanha extraordinária, especialmente pela alegria de uma igreja que identificou a possibilidade de fazer mais. Infelizmente, em algumas situações chegamos ao encerramento de uma campanha frustrados por não havermos alcançado o objetivo.

O estabelecimento do alvo, normalmente, é primeira tarefa do Promotor de Missões. Além disso, tem o cronograma, os eventos, as cantinas e etc. Mas, por que mesmo fazendo um planejamento, muitas vezes, o alvo não é atingido? Não basta elaborar um plano para a campanha, é necessário que ele seja eficaz. Dito isso, seguem alguns conselhos práticos para executar um bom planejamento para a Campanha 2023:

1. A primeira coisa a fazer é buscar a Deus em oração, essa é a nossa principal estratégia. A exemplo de Neemias que antes de começar o trabalho da reconstrução dos muros de Jerusalém, buscou a Deus com jejum e oração (Neemias 1.4).

2. Trabalhe sempre em equipe. Apesar de ainda não haver contato sobre os planos que Deus tinha colocado em seu coração, Neemias reuniu uma equipe para sair com ele e avaliar as condições dos muros de Jerusalém para que, no momento certo, pudesse compartilhar o direcionamento de Deus e de tudo o quanto já tinha Ele feito.

“E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias. E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.” Neemias 2.11-12

3. Avalie a campanha anterior. Pense sobre tudo o que foi executado e como foi executado. Pode ser que alguma não valha a pena ser repetida, ou talvez possa melhorar em alguma coisa. Também haverá ações excelentes que podem continuar no planejamento. Neemias, por exemplo, ao chegar em Jerusalém, fez um levantamento da situação em que a cidade se encontrava antes de recomeçar a construção dos muros.

4. Com ações estratégicas definidas (alvos pessoais, feiras, cantinas, almoços missionários e etc), tente estabelecer metas para a arrecadação de cada uma dessas ações de acordo com a experiência da campanha anterior e as melhorias feitas. Segue abaixo um exemplo:

Almoço missionário:

– O cardápio foi atraente ou precisa melhorar?

– O valor praticado por refeição na campanha anterior estava de acordo?

– Quantos refeições podemos vender num almoço missionário? Qual o alvo desta ação?

Dica: Se os itens do almoço forem doados, o resultado será melhor por não haver custos.

Após a execução de cada etapa, é necessário avaliar o que foi feito para verificar se o planejamento está sendo cumprido e, assim, corrigir os erros a tempo de alcançar o objetivo da campanha.

Ainda considerando o exemplo do almoço missionário:

Realizar uma campanha missionária talvez não seja uma tarefa tão simples, mas a alegria em servir ao Senhor com excelência é o “combustível” do Promotor de Missões, especialmente porque é tudo para a glória de Deus. Para isso fomos criados, para as “boas obras as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Lembrando sempre que o nosso principal alvo é alcançar a nossa Pátria para Cristo!

Débora Gomes de Souza Primo

Missionária Mobilizadora no Rio de Janeiro