fbpx

ARTIGOS

A vida devocional do Promotor de Missões

A vida devocional é como uma “dieta balanceada” da Palavra de Deus unida à prática cristã. São pequenos exercícios diários que nos aproximam do Senhor.

Querido Promotor de Missões, nossa vida espiritual precisa de alimentação e exercício. Isso se consegue com uma vida devocional ativa. Se para manter nosso corpo vigoroso precisamos nos alimentar várias vezes ao dia, isso é ainda mais necessário quando o assunto é nossa vida espiritual. A Palavra mesmo diz ser bem-aventurado aquele que “tem o seu prazer no Senhor e na Sua Lei medita de dia e de noite”.

A oração e a leitura da Palavra são indispensáveis para o Promotor de Missões manter a comunhão com Deus e crescer espiritualmente. De acordo com a Palavra de Deus, a prática devocional deve ser uma prioridade em nossa vida: “Orai sem cessar” (1 Ts 5.17); “Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” (Prov. 2.1-5).

Ao observarmos a vida do profeta Daniel, podemos aprender a importância de permanecer fiéis a Deus e qualificar-se para receber as bênçãos que Ele dá àqueles que são fiéis a Ele. Em Daniel 6.10 diz: “Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, cujas janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava a fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava”. Daniel foi abençoado por Deus por causa dessa sua fé e constante comunhão com Ele.

De que se alimenta o nosso espírito para manter-se saudável? Não é de um sermão uma vez por semana na igreja, nem de uma leitura ocasional da Palavra de Deus. Paulo, orientando ao seu filho na fé, recomenda a Timóteo o cuidado de alimentar-se “com as palavras da fé e da boa doutrina” (1 Tm 4.6). Não é exagero declararmos que a maioria dos crentes de hoje não costuma investir diariamente num período de devoção com Deus. Deus espera que o Promotor de Missões o busque diariamente. Em Mateus 6.11, Jesus nos ensinou a buscarmos a face do Pai Celeste. Precisamos seguir o exemplo de Daniel e, com certeza, seremos Promotores segundo o coração de Deus.

É uma tendência natural do homem procurar atalhos para tornar tudo mais cômodo, mas o Promotor de Missões é aquela pessoa que precisa estar diariamente na presença do Pai. Você, Promotor de Missões, é aquele a quem Deus escolheu para levar a igreja a viver missões o ano inteiro.

Para tanto, podemos ter certeza de que o inimigo de nossas almas, o Diabo, nosso adversário, vai trabalhar também o ano inteiro para nos desanimar, para nos tirar do foco, para nos fazer pensar que não vale a pena o trabalho que fazemos em nossa igreja em relação a missões. Por isso, precisamos estar mais preparados, sempre atentos, orando em todo o tempo, para sairmos mais que vencedores. Precisamos nos munir de munição especial para chegarmos até onde Deus deseja, trabalhar em nossa vida devocional e estar em estado de alerta o tempo todo.

Por que o Promotor precisa de uma vida devocional com excelência?

  • Para o crescimento de um relacionamento com o Senhor;
  • Para o crescimento espiritual e o despertamento da vida de servo;
  • Para conhecer melhor a vontade de Deus;
  • Para manter a mente focada nas coisas eternas;
  • Para se esvaziar de si mesmo e dos interesses carnais;
  • Para obter um crescimento cristão e um fortalecimento na fé;
  • Para desenvolver o trabalho como missionário local;
  • Para enfrentar obstáculos da falta de visão missionária de pastores, líderes e membros da igreja de um modo geral;
  • Para que Deus dê criatividade e estratégias no desenvolvimento das ações missionárias;
  • Para que, como líder de missões, seja exemplo para seus liderados.

Sugestões Práticas:

  1. Separe um tempo de qualidade diariamente para seu momento devocional, orando e pedindo a direção de Deus;
  2. Use um devocional para ajudá-lo;
  3. Utilize um bloco de notas para anotar pedidos e respostas de oração, além dos ensinos que você recebeu na meditação da Palavra;
  4. Em sua leitura diária, você pode escolher um livro da Bíblia para ler em sequência, ou tenha o alvo de ler a Bíblia toda;
  5. Persevere, pois a perseverança é a chave da vitória;
  6. Coloque diante de Deus a sua vida como Promotor de Missões;
  7. Coloque diante de Deus a vida de seu pastor e de sua equipe de missões;
  8. Coloque diante de Deus todas as organizações de sua igreja, para que elas tenham a visão da obra missionaria e trabalhem com esse foco de conquistar vidas para Cristo;
  9. Coloque diante de Deus todos os que compõem a sua igreja;
  10. Coloque diante de Deus todo o planejamento de missões de sua igreja.

Você vai verificar que as coisas vão mudar, à medida que você priorizar sua vida devocional. Comece hoje mesmo essa prática devocional e você ficará surpreso com o que Deus vai fazer em você e através de você. Você terá uma vida abundante e o nome de Deus será glorificado!

Vamos juntos cultivar nossa vida devocional diariamente?

Maria Helena Leão

Missionária no Rio Grande do Norte