fbpx

Caça Tesouro Missionário

O caça tesouro é uma brincadeira muito antiga e divertida. O desafio é transformá-lo em uma atividade missionária! Nossa dica é um caça tesouro normal, mas com pistas relacionadas a assuntos missionários e com o desafio final do grupo vender algo para abençoar a obra missionária.

Ser promotor é realmente para os fortes, pois para nossa brincadeira funcionar, é preciso colocar a mão na massa, literalmente. Além de preparar todas as pistas, prepare doces como brigadeiros, mousse de chocolate, pipoca coloridas e etc. Abaixo falaremos mais especificamente sobre isso, até com as receitas.

A brincadeira pode ser feita em um sábado durante a Campanha, envolvendo os jovens, adolescentes e crianças, ou até toda a igreja.

Pode também ser feita com as equipes que fizeram os alvos de grupos. Leia mais sobre isso no Post: https://missoesnacionais.org.br/blog/alvos-de-grupos/

Ou pode também ser parte da Gincana Missionária “Os Promotores”. Veja o Post: https://missoesnacionais.org.br/blog/%ef%bb%bfgincana-missionaria-os-promotores/

Vamos aos exemplos de pistas:

  • No sertão do Brasil temos muitos missionários e radicais plantando igrejas e levando a Água Viva aos sertanejos. (Coloque a próxima pista no bebedouro ou em algum lugar que tenha água)
  • Durante o treinamento no Centro de Formação Missionária da Amazônia, os radicais aprendem a fazer a “Casa da Força”. (Coloque a próxima pista no banheiro)
  • Nas dezenas de unidades de Cristolândia pelo Brasil são servidas milhares de refeições diariamente. (Coloque a próxima pista na cozinha)
  • Precisamos orar muito para que Deus abra mais e mais portas nos presídios e vidas sejam transformadas. (Coloque a próxima pista em alguma porta ou grade)
  • O Programa Viver tem trabalhado com muitas crianças na prevenção ao uso de drogas. (Coloque a próxima pista em alguma sala do Departamento Infantil ou berçário)
  • A Junta de Missões Nacionais tem um lindo trabalho com surdos, coordenado pela missionária Marília Manhães. Os Radicais Surdos trabalham na Ilha Afuá no Pará. (Coloque a próxima pista nos bancos ou cadeiras onde os surdos costumam ficar durante o culto, ou com um intérprete)
  • Para Glória de Deus temos expandido o trabalho entre os indígenas no Brasil, mas ainda há muitas tribos isoladas no meio da mata. (Coloque a próxima pista em alguma árvore ou arbusto no templo ou por perto)
  • É muito emocionante ver pessoas que viviam nas ruas, hoje cantando nos Corais das Cristolândias pelo Brasil. (Coloque a próxima pista no local onde o coral canta ou ensaia, ou nos instrumentos musicais)
  • Nos canais de comunicação da Junta de Missões Nacionais podemos encontrar muitas informações sobre os projetos missionários pelo Brasil. (Coloque a próxima pista em um computador da igreja)
  • Temos tido muitos batismos pelo Brasil através dos missionários plantadores de igrejas da Junta de Missões Nacionais. (Coloque a próxima pista no batistério)
  • Precisamos compreender a importância da contribuição para a obra missionária, pois assim o Evangelho chegará até os campos mais distantes. (Coloque a próxima pista no gazofilácio ou no local onde entregam as ofertas missionárias)

Você pode baixar estas sugestões:

Estas são apenas algumas ideias para as pistas, mas cada um pode se contextualizar a realidade de sua igreja e criar outras. Você pode também usar versículos missionários para preparar mais pistas. Se possível, escreva as pistas sempre em um papel colorido, uma cor para cada grupo, assim não correm o risco de pegar a pista do outro grupo.

Para dificultar e não haver confusão, as pistas podem ser diferentes para os grupos. O ideal é sempre ter um líder acompanhando de perto.

No local da última pista, antes de chegar no tesouro, eles receberão uma caixa com brigadeiros ou mousse de chocolate, pipoca colorida, ou qualquer guloseima para venderem, antes de receberem a última pista!
Baixe algumas receitas:

Na pista pode estar escrito: “Missões requer dedicação, trabalho e amor. Venda todos os doces e volte aqui”! Neste momento um líder entrega uma caixa com os doces e fala as regras:

  • Não é possível qualquer pessoa do grupo comprar os doces. Os doces devem ser vendidos apenas para pessoas que não são do grupo e não estão participando do caça tesouro.
  • É permitido vender para pessoas nas redondezas do templo.
  • O grupo precisa vender tudo e voltar aqui com o valor de R$ 100,00 (por exemplo) para receber a última dica. (O líder deve estipular o valor que cada doce deve ser vendido e o valor total que devem trazer. Esse valor vai depender da realidade de cada região do Brasil)

O Líder deve acompanhar o grupo, se possível. Quando voltarem com o valor estipulado, o líder entregará a última pista.

A ideia de ninguém do grupo poder comer ou comprar os doces é proposital, pois o tesouro pode ser exatamente uma caixa com doces para todo o grupo.

O ideal é que o tesouro (caixa com doces) esteja escondido e seja achado pelo grupo. Por isso, ele precisa estar em um local onde ninguém circula, para não perder a graça. Eu imaginei no gabinete do pastor (se ele permitir).

A última pista pode ser:

  • Você sabia que o primeiro pastor, fruto do trabalho da Cristolândia no Brasil é o Pr. Wellington Amorim? (Esconda a caixa com doces no Gabinete pastoral com o seguinte recado: “Parabéns! Vocês trabalharam com excelência para a expansão da obra missionária no Brasil e encontraram o tesouro! Aproveitem!)

Existem algumas formas diferentes de terminar a brincadeira. Você pode preparar os tesouros (caixa de doces) para cada grupo, e independente de quem chegar primeiro, todos ganham o tesouro ao encontrar. Eles podem estar em locais diferentes ou todos no gabinete. É só um líder repor após o primeiro grupo achar e assim por diante. Você pode também dar apenas o tesouro para o primeiro grupo que achou e vender doces para os demais grupos que perderam. Mas, não se esqueça que é muito importante que todos os grupos vendam os doces, pois nosso principal objetivo é fazê-los compreender que para abençoar a obra missionária é preciso ter apenas disposição e amor.

Certamente fazer estes doces terá um custo. Ore ao Senhor e peça que Ele o ajude a arrecadar os ingredientes e prepare pessoas para lhe ajudar. Se conseguir doação de tudo o lucro poderá ser todo revertido para a campanha missionária! Ore e veja o agir do Senhor!

Deixe seu comentário e nos mande fotos do Caça Tesouro Missionário em sua igreja! Vamos divulgar no Blog na categoria #PromoAção!

Deus abençoe seu ministério!

Silvana S. P. Martines

0 resposta

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester